Como emagrecer sem exercícios

Como emagrecer sem exercícios
5 (100%) 1 vote

Como emagrecer sem exercícios

emagrecer sem exercícios

A perda de peso geralmente ocorre quando o organismo gasta mais calorias do que consome. Ou seja, você precisa queimá-las por meio de exercícios ou ingerir menos alimentos nas refeições diárias. Muitas pessoas emagrecem fazendo uma combinação de ambos os métodos. No entanto, fazer atividades físicas regularmente nem sempre é prático; muitas pessoas sofrem com problemas de saúde, não têm tempo disponível ou simplesmente estão sem ânimo. Contudo, várias pesquisas comprovam que, em se tratando de emagrecimento, a alimentação tem um papel muito maior do que os exercícios físicos.[1] Isso porque é muito mais fácil reduzir as calorias ingeridas do que queimar uma quantidade significativa durante atividades físicas. Realizar algumas mudanças na dieta e no estilo de vida pode ser suficiente para emagrecer com saúde e eficácia. Tudo isso sem fazer exercícios.




É possível emagrecer sem exercícios?

emagrecer sem exercícios

De acordo com a médica nutróloga e educadora física Silvia Santamaria, é possível emagrecer sem fazer exercícios físicos. No entanto, a especialista ressalta que a perda de peso terá um preço.

Emagrecer só com dieta: prejuízos

A especialista explica que quando uma pessoa quer emagrecer e, para isso, faz exercícios além da dieta, a massa muscular é mantida intacta ou sofre pequenas perdas, pois é protegida pela atividade física, portanto, o que se perde é gordura. Mas para quem só faz dieta, os músculos podem diminuir substancialmente e, nesse caso, o emagrecimento vem mais da sua perda que da eliminação de gordura.

O nutrólogo e médico do esporte Milton Mizumoto, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica que todas as células do corpo, exceto neurônios e hemácias, queimam gordura sob a forma de ácidos graxos e triglicérides, contudo apenas as células dos músculos conseguem aumentar essa queima. Na prática, quem tem a musculatura preservada tem o metabolismomais acelerado e queima calorias mesmo quando está parado, já quem tem poucos músculos, tem o metabolismo mais lento e demora mais para queimar calorias.

emagrecer sem exercícios

1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!

2. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma verduras e legumes como parte das refeições e frutas na sobremesa e lanches.

4. Coma feijão e arroz todos os dias, ou pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas necessárias à saúde.

5. Consuma diariamente carnes, aves, peixes ou ovos e também o leite e seus derivados. Aliás, retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação. Assim você torna esses alimentos mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarida. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas.

8. Diminua a quantidade de sal na comida. Evite também consumir alimentos industrializados que contém muito sal, como hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros – seis a oito copos – de água por dia.

10. Evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

 




Para perder peso sem exercício

Perder peso sem fazer exercício também é possível, basta manter-se ativo, mudando alguns hábitos diários como:

11. Evitar usar o controle remoto da televisão e fazer agachamentos ou exercícios com as pernas enquanto assiste ao comercial na televisão;

12. Utilizar as escadas em vez do elevador;

13. Levar o cachorro para passear 2 vezes por semana;

14. Fazer um passeio de bicicleta em família 1 vez por semana, como no final-de-semana, por exemplo;

15. Sair 2 ou 3 pontos de ônibus antes, estacionar o carro mais longe ou ir para o trabalho de bicicleta;

16. Terminar o dia com uma caminhada de 1 hora;

17. Brincar com os filhos e limpar a casa também ajudam a perder calorias.

Apesar destas dicas ajudarem a perder peso, os resultados só são visíveis a longo prazo. Porém, é mais fácil emagrecer desta forma porque não há tanto esforço envolvido e vontade de desistir.

 

emagrecer sem exercícios

Comentários no Facebook