6 maneiras de emagrecer sem passar fome

6 maneiras de emagrecer sem passar fome
Rate this post

10 maneiras de emagrecer sem passar fome

emagrecer

Já imaginou emagrecer comendo queijo e tomando vinho? Dá, sim! Veja essa e outras dicas para fazer as pazes com a balança sem sacrifício.




Se você ainda acha que só vai emagrecer se passar fome, está muito errada. Fazendo as escolhas certas no cardápio, reforçando o café da manhã e apostando em temperos termogênicos, é possível diminuir medidas com saúde. Confira algumas dicas:

 

1. Aposte no vinagre para emagrecer

emagrecer

Por que faz emagrecer

O produto que resulta da fermentação do vinho, de frutas ou cereais está sendo aclamado como agente exterminador de gordura. E isso vale para todos os tipos. Carol S. Johnston, professora americana de nutrição na Universidade do Estado do Arizona, nos EUA, vive há dez anos em busca de alimentos com poder de queimar calorias e saciar a fome. Em um estudo conduzido por ela, voluntários ingeriram, durante quatro semanas, 2 colheres grandes de vinagre diariamente – daquelas usadas para servir comida. Nesse período, eles perderam 1 kg em média, enquanto o grupo-controle, que consumiu um suco com gosto similar, não emagreceu nada.

Por que dá saciedade

“O ácido acético retarda o esvaziamento gástrico, ou seja, a comida fica mais tempo no estômago”, explica Carol. “Quanto mais lenta a digestão, mais demora para a fome aparecer. Sem contar que a substância contribui para reduzir o índice glicêmico dos alimentos, o que também está relacionado à diminuição do apetite.” Mas atenção: não extrapole a dose. O ácido acético é capaz de agredir as mucosas da parede estomacal. Em excesso, pode provocar gastrite ou úlcera. Já nas versões maçã e balsâmico, a acidez é um pouco menor – o que não significa sinal verde para exageros.




2. Vá de amido resistente no café da manhã e no almoço

emagrecer
gedeckter Frühstückstisch

Por que faz emagrecer

Esse carboidrato complexo está no pão e no macarrão integrais, na cevada, na banana (principalmente a verde), na batata, no feijão-branco, na lentilha e até na pipoca. Ele age como uma fibra, mas tem a vantagem de retardar ainda mais o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose.

Um estudo da Universidade de Surrey e do Imperial College London, ambos na Inglaterra, mostra que o consumo de 48 gramas de amido resistente corta a resposta de insulina após as refeições, o que ajuda a gerenciar o peso, conta Daniela Jobst, nutricionista funcional de São Paulo. A quantidade diária recomendada equivale a um pãozinho integral (o amido se concentra na casca), uma batata pequena ou um pegador de macarrão integral.

Por que dá saciedade

“O amido resistente é liberado lentamente, o que retarda a digestão e dá saciedade por mais tempo. Ingerido no café da manhã e no almoço, reduz em 10% as calorias consumidas nas próximas 24 horas”, diz Daniela. Dicas para aumentar a concentração do amido resistente: dê um banho de água fria na massa logo após o cozimento. No caso da batata, o carboidrato torna-se mais eficiente no processo de congelamento logo após o preparo. O mesmo acontece com o descongelamento do tubérculo.

O choque térmico torna o amido ainda mais resistente, o que colabora para o corpo absorver menos carboidratos. A nutricionista Thaís Arthur, do Hospital das Clínicas de São Paulo, assina embaixo: “Outro ponto a favor do amido resistente é que, assim como os carboidratos integrais, aumenta a sensação de saciedade”.

Perder 10kg em 10 dias

3. Coma frutas vermelhas

emagrecer

Por que faz emagrecer

A gordura corporal, já se sabe, é um processo inflamatório. A boa notícia é que dá para combatê-la com prazer. As armas são as frutas vermelhas, como morango, cereja, amora, framboesa, açaí e ameixa vermelha. “Elas ajudam a reduzir a gordura total e a abdominal”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional no Rio de Janeiro.

Duas pesquisas recentes, publicadas nas revistas americanas Journal of Nutrition e Journal of Medicinal Food, mostraram que o consumo de cerejas e mirtilos atenua a inflamação do organismo. O mérito é todo das antocianinas, pigmentos arroxeados visíveis na casca. Além das propriedades antioxidantes, esses compostos eliminam o excesso de gordura no sangue. Como bônus, as artérias ficam tinindo. O coração e o cérebro agradecem.

Por que dá saciedade

As frutas vermelhas são ricas em fibras solúveis, principalmente pectina. Elas absorvem boa quantidade de água e formam uma espécie de gel, permanecendo mais tempo no estômago. E aí o hipotálamo, estrutura do cérebro que, entre outras funções, controla o apetite, recebe a seguinte mensagem: chega de comida.




4. Prefira comidas naturais. Nunca com adoçantes artificiais

emagrecer

Por décadas, a regra básica de começar a dieta é trocar todas bebidas e comidas — como leite, açúcar, iogurte, sucos, etc — por suas versões lights e diets, com adoçantes sintéticos, como o aspartame ou a sucralose.

Porém, cada vez mais estudos relacionam adoçantes sintéticos a riscos maiores de uma pessoa desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Pesquisadores acreditam que o adoçante sintético pode “bagunçar” como nosso corpo processa a gordura, e interferem na capacidade do nosso corpo regular o açúcar no sangue, causando mudanças metabólicas que levariam às doenças crônicas.

Perder 10kg em 10 dias

5. Durma entre 7 e 8 horas por noite

emagrecer

Nem sempre temos tanto tempo para nosso sono diário, mas uma boa noite de sono é essencial para nossa saúde.

Poucas horas de sono nos faz comer mais, e não só isso: nos faz comer pior.

Isso porque quando somos privados de sono, tendemos a buscar comidas com mais calorias e com mais gordura. Além disso, a sonolência atrapalha a região do nosso cérebro que nos avisa quando estamos satisfeitos.




6. Não pule refeições

emagrecer

Você é daqueles que pula o café da manhã para dormir 20 minutinhos a mais ou que come qualquer salgado no almoço? Saiba que você está piorando seu metabolismo.

Estudos mostram que quem toma café da manhã tem menos chances de aumentar a circunferência abdominal. Em um ano, pular esta refeição pode te fazer engordar cerca de oito quilos. Não é preciso caprichar demais na fartura, mas comer algo pela manhã te ajuda a controlar o impulso de comer alimentos gordurosos e açucarados ao longo do dia.

“Quando estamos com fome, vamos escolher a comida mais rápida e prática que estiver ao alcance”, disse o médico Jason Ewoldt, da clínica Mayo, ao The Independent, acrescentando que as chances de recorrer a salgadinhos, fast-food e doces são maiores.

 

emagrecer

Comentários no Facebook